sábado, 17 de outubro de 2009

Ser como um rio que flui



“Ser como um rio que flui

Silencioso no meio da noite

Não temer as trevas da noite

Se há estrelas no céu, refleti-las.

E se o céu se enche de nuvens

Como o rio, as nuvens são água;

Refleti-las também sem mágoa

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Autoconhecimento


Para podermos desfrutar mais plenamente a vida é imprescindível o autoconhecimento.
Uma ferramenta interessante para isso encontra-se no site http://www.inspiira.org/ . Nele podemos fazer um teste de personalidade gratuito e em português. Ele é baseado na Teoria da Personalidade desenvolvida pelo psiquiatra suíço e fundador da Psicologia Analítica Carl Gustav Jung. Mais tarde sua teoria foi aperfeiçoada pela dupla Myers-Briggs que desenvolveu o indicador MTBI, muito utilizado por pessoas e empresas em busca de desenvolvimento.
Longe de ser uma maneira de catalogar ou rotular as pessoas, visto que cada indivíduo é único,  o teste nos possibilita conhecer aspectos de nós mesmos para melhor compreendermos nossas ações e reações diante da vida. E assim podermos fazer melhores escolhas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Espiritualidade no cotidiano



Depois de três anos de retiro no Tibete, um lama ocidental voltou para seu país e penou para se readaptar. Segundo seu relato - descrito no livro Depois do Êxtase, Lave a Roupa Suja (ed. Cultrix), do psicólogo e monge budista Jack Kornfield,

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Música, alimento para a alma



Linda música da banda norueguesa 3-11 Porter.
Faz parte da trilha sonora do filme Um Segredo Entre Nós (Fireflies in the Garden) com Julia Roberts.
Mais recentemente podemos ouvi-la na novela "Viver a Vida", embalando o romance dos protagonistas Helena (Taís Araújo) e Marcos (José Mayer).
Para ouvir e sonhar.

Ibitipoca - No parque da serra da ventania


Situado no sudeste de Minas Gerais, Ibitipoca é um pequeno e lindo parque. Lá a natureza se esmerou, abrigando várias espécies de flora e fauna, muitas das quais só agora começam a ser conhecidas. PLANETA foi lá conferir.






terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que faz o amor dar certo




  Amar e ser amado é o que todos desejamos do berço à velhice, mas nem sempre o caminho está aberto para viver o mais básico dos sentimentos. Segundo Bert Hellinger, teólogo e terapeuta alemão, há como desemaranhar os laços afetivos e refazer o fluxo do amor com mais consciência e menos ilusão.



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Reciclando sonhos


   
   Ela afirma ter mais de oitenta anos, embora não aparente tudo isso. Sempre cortês e de sorriso fácil, ela empurra com agilidade o carrinho onde junta o lixo reciclável que mais tarde irá vender. Apesar de não haver coleta seletiva na cidade onde vivo gosto de estar em paz com a minha consciência ecológica e separo o lixo seco em minha casa. Depois entrego para essa senhora. E foi assim conheci sua história.
     Como tantas moças pobres do interior, ela saiu ainda bastante jovem de sua terra e foi trabalhar como empregada doméstica numa cidade maior. Casou, descasou, teve filhos e netos. Semana após semana, perseguiu o sonho de enriquecer até que um dia acertou os cinco números sorteados na loteria. Ganhou muito dinheiro. Porém hoje o único bem que lhe resta é uma casa simples. Ela conta que deu dinheiro a muitas pessoas, a advogados, “doutores” como ela diz. E o dinheiro que veio num golpe de sorte se foi quase tão depressa quanto veio. E a deixou com uma sensação amarga de ter sido enganada por pessoas gananciosas, algumas de sua própria família. Mas penso que talvez ela tenha sido enganada por si própria ao pensar que se tivesse bastante dinheiro seria dona do próprio destino. E então poderia quebrar as amarras que a prendem a uma vida de pobreza e trabalho duro. O dinheiro chegou, mas não trouxe consigo o senso de autoestima e valor de que ela precisava para usufruir plenamente sua nova condição financeira. E ela voltou ao trabalho pesado de cada dia.                                            
     E agora, além das caixas de papelão e garrafas PET, ela carrega consigo também a esperança de um dia acertar novamente os números premiados da loteria. E quem sabe dessa vez, mudar realmente de vida. 


Por: Claudia Silva